Dia da Virgem de Guadalupe
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
No México, América, Filipinas e em muitos outros lugares do mundo, em 12 de dezembro de todos os anos, se celebra no dia da Virgem de Guadalupe, em honra da imagem que tem a tradição católica mais importante e com maior culto no México. Atribui-se nessa data seu aparecimento a São Juan Diego no monte Tepeyac no ano de 1531, lugar que é visitado em seu recinto da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade de México e nos templos e igrejas dedicadas a seu culto ao longo do país por milhões de peregrinos e fiéis. Representa uma das celebrações religiosas tradicionais mais significantes do calendário litúrgico da região.
Tem-se por costume que tais peregrinaciones não só incluam fiéis e organizadores, sina danzantes diversos (a Dança de Matachines e os concheros), quem lideram as procissões até chegar à Basílica.
Dentro da tradição Mexicana, está que os meninos e meninas que nascem neste dia se lhe põe por nome Guadalupe, em honra a Virgem.